Páginas

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Saiba a diferença entre HD, FULL HD E 4K

Com a chegada da TV Digital e dos Blu-ray alguns termos de resolução de imagem que são usados em TV's tornaram-se bastante comentados. Apesar de serem ainda um pouco confusos, eles se referem basicamente ao tamanho da imagem mostrada pela TV e não a qualidade da imagem que é mostrada. 

A qualidade de imagem superior tem mais a ver com a tecnologia usada, que é totalmente digital, e possui baixa taxa de perda na reprodução. Veja abaixo a descrição de cada uma delas.


HD - É uma sigla em inglês que significa High Definition (em tradução livre , alta definição) que compreende imagem com resolução de 1280x720p em formato Widescreen 16:9, mas pode apresentar variação de largura mas sempre tendo a mesma altura. É a resolução mais usada na transmissão de canais digitais abertos.


FULL HD - Como o próprio nome diz FULL (em tradução livre, cheio) sugere, se trata de uma imagem em HD para serem exibidas em TV maiores sem apresentarem perdas. Apresenta resolução de 1920x1080p em formado Widescreen 16:9. São usadas em imagens de Blu-rays Players e em alguns canais de TV's por assinatura. 


4K - O mais recente padrão de imagem que está sendo aos poucos usado pela  fabricantes de TV. Inicialmente tem maior utilização em telas de cinemas por ser uma tecnologia ainda bastante cara. Possui uma resolução impressionante de 4096x2160p em formato Widescreen. Para efeito de comparação a TV analógica que possui resolução média de 480x360p, uma imagem 4K é 51,2 vezes maior.