Páginas

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Recupere fotos que foram apagadas acidentalmente

Quase todo mundo já deve ter apagado sem querer algum arquivo de um pen drive, cartão de memória de celular ou câmera. Imagina alguém que acabou de fazer uma viagem dos sonhos tirou centenas de fotos e por um descuido acabou apagando todas as fotos. 

Antes de você chorar existe uma solução que não é totalmente eficaz mas que acabando pelo menos diminuindo a catástrofe. A primeira medida quando isso acontece é não usar mais o dispositivo. Se for o cartão de memória de uma câmera não tire mais fotos, assim a quantidade de sucesso é bem maior.

Para fazer isso você vai precisar de um programa especifico. Aqui vamos usar o Recuva. Primeiro é necessário fazer do download e a instalação do mesmo. Feito isso conecte o dispositivo no computador para iniciar o processo de escaneamento.

Na tela inicial do Recuva selecione o dispositivo desejado e clique em verificar para iniciar o processo de busca por arquivos apagados. Caso não seja encontrado nenhum arquivo o programa irá te perguntar se você deseja fazer um escaneamento profundo. Apesar de demorado o resultado de sucesso é bem maior.


Os arquivos encontrados serão listados. Em Estado você confere a situação em que o arquivo se encontra. Excelente, Pobre ou Irrecuperável. Também são sinalizados por bolinhas verdes, amarelas ou vermelhas respectivamente. Os arquivos em excelente estado são aqueles que estão intactos. 


Você pode classificar clicando na coluna Estado para que arquivos em mesmo estados fiquem juntos. Marque os arquivos que deseje recuperar ou se preferir marque todos assim depois de recuperado você pode escolher os que são do seu interesse. Essa é a melhor alternativa tendo em vista que os arquivos perdem os nomes originais por terem sido excluídos. 


Caso tenha mais de um tipo de arquivo no seu dispositivo como música, fotos, vídeos e outros você pode filtrar para que seja mostrado apenas um único tipo de arquivo.


Depois de marcar os arquivos, clique em recuperar e selecione o local desejado. É fundamental escolher um local diferente do que está vendo escaneado.


Depois abra o local escolhido para recuperação e procure os arquivos que você deseja. É preciso um pouco de paciência mas pelo menos você terá seus arquivos de volta.

Nenhum comentário: